Rastreios gratuitos durante todo o fim-de-semana

Adicionada: 17 de Maio 2016

Os alunos de medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, voltaram a estar no concelho de Mesão Frio, para realizarem rastreios gratuitos à população, através do projeto «Medicina na Periferia», desenvolvido em cooperação com a Câmara Municipal. Os jovens universitários de medicina contribuiram desta forma, para melhorar a saúde da população, aumentar as suas competências na relação com doentes e aproveitaram ainda, para conhecer o concelho porta do Douro, durante o fim-de-semana. Este ano, a iniciativa decorreu de 13 a 15 de maio, em todas as freguesias do concelho, visando, sobretudo, rastreios de tensão arterial, de risco de diabetes e a ações de educação para a saúde (estilo de vida saudável, rastreios oncológicos e vacinação). A adesão dos municipes nesta edição excedeu, como sempre, todas as expectativas. A autarquia de Mesão Frio considera que a medicina preventiva e a promoção de hábitos saudáveis são fatores fundamentais para aumentar a qualidade de vida, especialmente da população mais idosa, pelo que, tem promovido esta atividade de inquestionável utilidade pública desde 2010.