China Russia Alemanha Espanha Franca Inglaterra Dinamarca Portugal

Percursos Pedestres

Este percurso pedestre (PR1), decorre por caminhos tradicionais e antigos, de montanha, ermidas, montes, vinhedos e aldeias. Traçado em circuito, numa distância de 12Km, apresenta desníveis ascendentes e descendentes um pouco acentuados. Tem como elemento comum o monte e a vinha, numa simbiose umbilical. É um percurso equilibrado no seu traçado, onde o verde predomina num contraste de cores e horizontes e tendo o rio Douro como cenário principal.

O percurso pedestre está devidamente marcado e balizado, em todas as áreas de interesse, como forma de enriquecer o património, promover a sua preservação, o contacto com a natureza, a interpretação do ambiente, dignificar o território e um desenvolvimento sustentável, a incrementação do desporto natureza e a diversificação da oferta turística – turismo activo.
A garantia de qualidade do percurso, de acordo com as regras e normas aplicadas, conferem credibilidade e segurança aos praticantes e a protecção da natureza.

O percurso tem início no largo da Independência na Vila de Mesão Frio e percorre caminhos e trilhos ancestrais que nos remetem para tempos passados. Do miradouro do Monte de São Silvestre poderá contemplar toda uma visão deslumbrante, descer aos vales de Barqueiros e relaxar ouvindo os pássaros, a água, a labuta nos campos, um assobio, uma cantiga... Luz, água, ar puro, património cultural, fauna, flora... Poderá também, “descobrir” os Marcos Pombalinos da Demarcação da Região do Douro. Desde 2001 Classificada como Douro Vinhateiro pela UNESCO. Enfim, tudo o que você possa imaginar… Entre o monte e o Rio. É neste cenário que lhe propomos repouso, animação, cultura, uma “montanha” de ar puro, de cor e de luz, a pé ou de bicicleta, – por caminhos e carreiros, por montes e vales –, por este cenário natural e edílico.



Newsletter

Fique a par de todas as novidades. Subrescreva a nossa newsletter.