China Russia Alemanha Espanha Franca Inglaterra Dinamarca Portugal

Eixo de Intervenção 2 - Intervenção Familiar e Parental

Acção 4: Centro de Recursos e Qualificação - Atendimento/Acompanhamento Psicossocial
Serviço de carácter psicossocial que preste apoio familiar e individual, que procure respostas adequadas a cada caso e que intervenha nas famílias quando necessário. É prestado apoio psicológico para pessoas em situações de crise e poio social para pessoas desfavorecidas que procurem a melhoria das suas condições de vida.

Actividades:

a) Atendimento/acompanhamento Social
O Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social visa a detecção, encaminhamento, atendimento e acompanhamento de situações sinalizadas ao nível social. Trabalhará em articulação com o CDSS de Vila Real e as entidades existentes no concelho (Agrupamento de Escolas de Mesão Frio e CPCJ) e limítrofes. Neste Gabinete serão identificados e mobilizados os recursos da comunidade, encaminhamento de situações - problema para os recursos existentes na comunidade que satisfaçam as necessidades de bem-estar e de participação social; integrar os utentes nas acções e actividades do projecto; mobilizar e capacitar os utentes para a auto-resolução dos problemas através do desenvolvimento das suas capacidades pessoais e sociais. As situações que careçam de acompanhamento de longa duração terão abertura de processo social individual.

b) Colaboração na Definição de Projectos de Vida e Programas de Inserção com o NLI, CPCJ e Agrupamento de Escolas
Desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos beneficiários de RSI, pessoas em situação de exclusão social. Intervenção ao nível das situações de emergência social.

c) Sessões de informação/ Sensibilização e Fóruns de discussão na área da saúde e sexualidade
Informar e sensibilizar o grupo alvo relativamente às temáticas da saúde e sexualidade/planeamento familiar.

d) Atendimento/Acompanhamento Psicológico
Atendimento e encaminhamento psicológico aberto à comunidade, bem como aos casos sinalizados/identificados pelo Agrupamento de Escolas de Mesão Frio e CPCJ.

e) Educação para a Cidadania e Formação Parental
Cursos de formação na área da formação parental, educação para a cidadania, direitos humanos, gestão doméstica/orçamental, orientações em relação ao endividamento, entre outras.

Público-alvo:
Mães/grávidas adolescentes, idosos, comunidade/ população, famílias desestruturadas, crianças e jovens e beneficiários do RSI.

Acção 5: Centro de Actividades Recreativas e Culturais (Crianças, Jovens e Idosos)
Criação de um espaço de convívio e de lazer, para crianças, jovens e Idosos desfavorecidos, devidamente equipado com material lúdico e pedagógico onde se desenvolverão actividades de ocupação dos tempos livres e de aquisição de competências pessoais, sociais e educativas, reforçando-se a auto-estima e o desenvolvimento físico e cognitivo dos beneficiários. Neste espaço poderão ser detectadas situações problema para posterior encaminhamento e/ou acompanhamento.

Actividades:

a) Programa de Férias
Realização de actividades lúdicas, recreativas, desportivas e culturais. Pretende - se que, durante as férias escolares, as crianças e os jovens tenham acesso a espaços de convívio e de lazer, de forma a ocupar os seus tempos livres. Trata - se de um espaço onde poderão ser desenvolvidos programas de competências pessoais e sociais, bem como uma oficina audiovisual, através do visionamento de filmes temáticos e promoção de debate, e uma oficina de artes e ofícios, em que os jovens possam ter contacto com os ofícios tradicionais, no sentido de os fazer perdurar no tempo e ao mesmo tempo desenvolver o gosto pelas artes.

b) Ateliês temáticos
Esta actividade pretende garantir melhores condições de vida da população para a qual se direcciona, periodizando os mais desfavorecidos, através da ocupação saudável dos seus tempos livres, com actividades recreativas, lúdicas, de lazer e pedagógicas. Serão desenvolvidos os seguintes ateliers: Atelier de artesanato, atelier de pintura e expressão plástica, atelier de costura e Atelier de alfabetização.

c) Hidroterapia
Criação de turmas constituídas por pessoas idosas e jovens em situação de risco que irão beneficiar dos efeitos terapêuticos da hidroterapia.

d) Ginástica
Esta acção irá decorrer nas freguesias e proporcionará aos idosos uma forma alternativa de ocupação dos tempos livres, ajudando - os a manter - se activos e a preservar a sua qualidade de vida. Ajuda a retardar os sinais do envelhecimento ao nível, por ex. da mobilidade, muscular, motricidade e equilíbrio.

Público alvo:
Crianças e jovens em situações de abandono, absentismo e/ou insucesso escolar, crianças e jovens vítimas de maus tratos físicos/psicológicos (incluindo abusos sexuais), crianças e jovens em outras situações de risco, idosos e idosos isolados.


Acção 6: Projecto " Ser Cidadão - Educação para o Ambiente"
Pretende-se a criação de um espaço aberto à Educação para o Ambiente que, desenvolva actividades direccionadas para a preservação do mesmo. Actividades promotoras de contributos positivos para a comunidade como, por exemplo, o levantamento de barreiras arquitectónicas no concelho.

Actividades:

a) Sessões de Esclarecimento
Serão realizadas sessões de esclarecimento que abordem os mais diversos temas relativos a questões direccionadas para a cidadania como por exemplo, o ambiente.

b) Percursos Pedestres
Com esta actividade pretende-se a realização de percursos pedestres para identificação de possíveis áreas de risco de incêndio, mas também para sensibilizar os proprietários a proceder à limpeza dos terrenos. Estes percursos poderão ser úteis para sinalização de depósitos de lixos e resíduos de construção e demolição nas manchas florestais e valetas, para posterior intervenção das entidades competentes.

c) Mesão Frio Ecológico
Este será um projecto a desenvolver por jovens, adultos e idosos com vista a sensibilizar as famílias e entidades do concelho para uma boa gestão ambiental dos seus domicílios, numa óptica de disseminação e boas práticas que integram diversas áreas: a gestão de resíduos, a gestão de energia, a gestão de água, a gestão sustentável do jardim, a mobilidade sustentável e o consumo sustentável. Para melhor realização desta actividade pode ser estabelecido contacto com a EDP que, frequentemente, desenvolve projectos nestas áreas.

d) Eliminando Barreiras
Com este projecto pretende - se a sensibilização da população para as questões relacionadas com a existência de barreiras arquitectónicas e que dificultam o acesso de portadores de handicap a alguns serviços existentes no concelho. Para além do trabalho de sinalização feito, por exemplo, por beneficiários de RSI e /ou jovens do Agrupamento de Escolas poderemos recorrer a entidades externas, nomeadamente, a UTAD, para melhor percebermos a forma de colmatar estas dificuldades.

Público-alvo:
Crianças e jovens, pais/ encarregados de educação, beneficiários do RSI, idosos



Newsletter

Fique a par de todas as novidades. Subrescreva a nossa newsletter.