China Russia Alemanha Espanha Franca Inglaterra Dinamarca Portugal

Grandes Opções do Plano e Orçamento

Grandes Opções do Plano

Nas grandes opções do plano são definidas as linhas de desenvolvimento estratégico da autarquia local e incluem, designadamente, o plano plurianual de investimentos e as actividades mais relevantes de gestão autárquica.

Sendo também apresentadas num horizonte móvel de 4 anos, devendo constituir o elemento primordial e estruturante das políticas macroeconómicas da autarquia, a desenvolver para o ano a que se refere o orçamento. Deverá revestir natureza programática sistematizando para esse ano, com reflexo nos três anos subsequentes, as correspondentes intervenções definidas no plano de médio prazo desenhado para a autarquia se o mesmo existir.

Orçamento

O orçamento das autarquias locais apresenta a previsão anual das receitas, bem como das despesas.

O orçamento das autarquias locais é constituído por dois mapas:

  • Mapa resumo das receitas e despesas da autarquia local, que inclui, no caso dos municípios, as correspondentes verbas dos serviços municipalizados, quando aplicável.
  • Mapa das receitas e despesas, desagregado segundo a classificação económica a que acresce o dos serviços municipalizados, quando aplicável.

A conjugação da Lei que define o quadro das competências dos órgãos autárquicos (Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro), com o definido no ponto 3.1.1 do POCAL – Princípios Orçamentais, obriga a elaboração, aprovação e execução de um orçamento anual coincidente com o ano civil. A sua inexistência nos prazos determinados na lei supramencionada, poderá provocar a dissolução dos órgãos da autarquia.



Newsletter

Fique a par de todas as novidades. Subrescreva a nossa newsletter.