Mesão Frio formalizou o protocolo que estabelece as condições de contratação e de funcionamento para a constituição de uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP), na cerimónia que decorreu ontem, no quartel dos bombeiros voluntários de Maceira, em Leiria.
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mesão Frio (AHBVMF) passa assim, a dispor de uma equipa de cinco profissionais que assegurará, permanentemente, serviços de socorro à população, a iniciar funções em janeiro.
O presidente da Câmara Municipal, Alberto Pereira e o presidente da Direção da AHBVMF, António Almeida marcaram presença na cerimónia nacional, onde foram assinados os protocolos para a criação de 42 Equipas de Intervenção Permanente.
Na cerimónia presidida pelo Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, foram celebrados os protocolos entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e as 42 associações humanitárias de bombeiros, no âmbito do objetivo “Melhorar a eficiência da proteção civil e as condições de prevenção e socorro” do Programa do XXI Governo Constitucional.
Os encargos com a equipa serão suportados em partes iguais, pelo Governo e pela Câmara Municipal e assegurará permanentemente o socorro, dando resposta às ocorrências que impliquem a defesa de pessoas e bens, como incêndios urbanos e florestais, inundações, desabamentos, abalroamentos, naufrágios, ou outras intervenções no âmbito da proteção civil.