Recorrendo aos materiais que a natureza oferecia, este povo criou diversos utensílios artesanais, moldando cada objeto às suas necessidades agrícolas e domésticas, combinando mestria e engenho com perícia, espiritualidade e arte.
-
Tanoaria
-
Castanhetas
As Castanhetas são um instrumento musical artesanal produzido habitualmente em madeira de figueira, a mais adequada para a reprodução do seu som. São constituídas por duas peças que se unem no fundo, com dois espaços onde se insere o polegar e o indicador, de forma a conectar os dois lados, que ao chocarem produzem som. São sempre tocadas por homens e costumam acompanhar as danças ‘Chula Rabela’ e ‘Fui ao Douro às Vindimas’, usualmente tocadas pelos dois Ranchos Folclóricos da freguesia de Barqueiros.
A origem deste instrumento tradicional é pouco conhecida, porém é histórica. A tradição diz-nos que começaram a ser utilizadas nos Barcos Rabelos por marinheiros e arrais, que habitavam na freguesia de Barqueiros, para indicar onde os barcos se localizavam em dias de nevoeiro, evitando que embatessem. Posteriormente, passaram a ser usadas para animar as paragens durante o transporte das pipas de Vinho do Porto até às caves de Vila Nova de Gaia.
Este instrumento, exclusivo da freguesia de Barqueiros, Concelho de Mesão Frio, não é concebido em mais nenhuma parte do mundo. A tradição folclórica está bem presente nestas peças, com as personagens vestidas com os trajes tradicionais do Rancho, com a típica blusa, o lenço e as cestas nas mulheres e o chapéu e o colete tradicionais dos trajes masculinos.
-
Rendas de Barqueiros
Panos caraterísticos da freguesia de Barqueiros, feitos à mão com agulha de renda e ganchos de cabelo.