- História
Mesão Frio, Porta do Douro, é um dos concelhos mais antigos da Região Demarcada do Douro, tendo recebido Foral no ano de 1152 por ordem de D. Afonso Henriques. A sua origem confunde-se com a História de Portugal. Existem registos da sua existência, anos antes de D. Afonso Henriques ser reconhecido como rei.
Neste concelho rural, cujos principais setores de atividade económica são a Agricultura, o Vinho e o Turismo, foram colocados os primeiros marcos pombalinos, no século XVIII.
Mesão Frio conduz-nos às raízes mais profundas da nossa História, num cenário marcadamente medieval, de ruas e praças quase imaculadas, que o tempo pouco mudou. A arte de bem receber, a deliciosa gastronomia e os vigorosos vinhos fazem o deleite dos visitantes.
Abundante em património arquitetónico, Mesão Frio apresenta solares e casas abrasonadas nas suas cinco freguesias (Barqueiros, Cidadelhe, Oliveira, Mesão Frio - Santo André e Vila Marim), igrejas e capelas, esculturas, ermidas, nichos, fontanários e outras obras de arte que poderão ser contempladas.
Afastado da poluição e da agitação das grandes cidades, o concelho de Mesão Frio é um anfiteatro voltado ao Douro. Caminhos quase inexplorados e miradouros de beleza ímpar e de serenidade tornam o concelho perfeito para os amantes da natureza.
- Heráldica
As Armas apresentam o Escudo de vermelho com um monte de três Comoros de negro nevados de prata e cortados no pé por duas faixas ondadas de prata e uma de azul. Em chefe, um molho de três espigas de trigo de ouro cruzadas em ponta, acompanhado por dois cachos de uvas também de ouro folhados e sustidos do mesmo. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres: "VILA DE MESÃO FRIO”, de negro.