Como toda a gastronomia Duriense, rica e variada, Mesão Frio, não foge à regra, não fossemos nós, um País de sabores mediterrânicos, influenciados pelas especiarias e ingredientes trazidos pelos nossos descobridores.
O cabrito com arroz e batatas, assados no forno a lenha, adquiriram o lugar de maior relevo na cozinha mesão-friense que, a par com a marrã, refletem a história deste povo e deliciam os seus visitantes.
Além destes dois excelentes pratos, poderá degustar, a carne em vinha-d’alhos, as tripas, os rojões e o famoso cozido à transmontana. No peixe, salientamos o bacalhau assado na brasa, o bacalhau assado no forno, os pastéis de bacalhau, as trutas de escabeche, fritas ou grelhadas.
Nas sopas, sugerimos o caldo de cebola, o caldo de papas, o caldo de nabiças, o caldo verde e a sopa de castanhas piladas.
Para sobremesa, delicie-se com o leite-creme, a aletria e o fantástico pudim de ovos. Mesão Frio é terra rica em compotas, onde poderá provar o doce de abóbora, o doce de chila e a marmelada.
Aproveite a oportunidade e deixe-se deliciar pelos tradicionais Biscoitos de Vila Marim.
Para beber, terá à sua escolha os excelentes vinhos produzidos em Mesão Frio, brancos e tintos, Douro D.O.C., Vinhos de Mesa, Vinhos Regionais Durienses e Vinhos do Porto.
Receita da Marrã
Ingredientes (Para 4 pessoas):
- 750 g de carne de porco da barriga com o coiro (entremeada ou soventre)
- 3 colheres de sopa de banha
- 1 copo grande de vinho tinto
- sal
- pimenta
Confeção:
- Corta-se a carne em pedaços pequenos, deixando o coiro agarrado.
- Frita-se a carne na banha bem quente e tempera-se com sal e pimenta.
- Quando a carne estiver loira, rega-se com o vinho tinto e deixa-se ferver até apurar.
- Acompanhar com batatas cozidas.