A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mesão Frio (AHBVMF) assinalou, no passado domingo, dia 17 de março, 81 anos ao serviço da comunidade mesão-friense.
A cerimónia da data comemorativa engrandeceu a missão altruísta de todos aqueles que, com o seu empenho e dedicação têm vindo a servir a instituição e a comunidade, num reconhecimento público, que foi manifestado pelas entidades competentes locais, distritais e nacionais. Foram impostas medalhas a elementos do Corpo Ativo de bombeiros e ao Tesoureiro da AHBVMF, António Nunes, que foi galardoado com a medalha de assiduidade grau ouro, pelos seus 20 anos de serviço, durante os quais, assumiu um papel preponderante, juntamente com a atual Direção, na consolidação da situação financeira e operacional da AHBVMF.
O programa comemorativo teve início pelas 8h30, no quartel da associação humanitária, com o hastear da bandeira e a formatura geral, seguindo-se a habitual cerimónia eucarística, pelas 9 horas, na Igreja de Santa Cristina. Por intermédio do pároco Luís Saavedra, que celebrou a missa, o Papa Francisco enviou uma brochura com uma mensagem pessoal, de apreço, abençoando o Comandante Paulo Silva pela coragem e pela honra com que abraça esta causa há mais de duas décadas. Seguiu-se uma romagem ao cemitério, onde foi depositada uma coroa de flores em memória dos bombeiros e dirigentes falecidos.
A sessão solene das condecorações teve início pelas 11 horas, com a receção às entidades oficiais convidadas. Formaram a mesa de honra: o presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Alberto Pereira; o Presidente da Assembleia Municipal de Mesão Frio, Carlos Silva; a vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral da AHBVMF, Maria Secundino; Hernâni Carvalho, do Conselho Executivo da Liga de Bombeiros Portugueses; o 2.º comandante operacional distrital de Vila Real, Manuel Machado; o presidente da Federação dos bombeiros do distrito de Vila Real, Francisco Oliveira; o presidente da Direção da AHBVMF, António Almeida; o presidente do Conselho Fiscal da AHBVMF, António Lopes e o comandante do Corpo Ativo dos bombeiros voluntários de Mesão Frio, Paulo Silva.
Por proposta do Comandante Paulo Silva e de acordo com o regulamento das distinções honoríficas da Liga dos Bombeiros Portugueses, foram atribuídas medalhas de assiduidade grau cobre – 5 anos; grau prata – 10 anos; grau ouro – 15 anos; grau ouro 20 anos e de dedicação grau ouro - 25 anos, que foram impostas pelos elementos da mesa de honra.
Finda a sessão solene, as comemorações do 81.º aniversário terminaram com um almoço convívio entre os ilustres convidados e homenageados.