Numa perspetiva de salvaguardar o meio ambiente, incentivando os munícipes a efetuarem a deposição adequada e a reciclagem dos óleos alimentares usados, a Câmara Municipal de Mesão Frio, em parceria com a PRIO - novo prestador de serviços para recolha, transporte e tratamento de óleos alimentares -, procedeu à instalação de 12 oleões, em todas as freguesias do concelho.
A nova medida contribui para a redução da carga poluente nas Estações de Tratamento de Águas Residuais e para a diminuição da emissão de gases com efeito de estufa para a atmosfera, além de evitar o desgaste das canalizações das nossas casas.
Os pontos de recolha estão prontos a serem utilizados e encontram-se nos seguintes locais:
• Freguesia de Oliveira:
Loteamento da Quelha.
• Freguesia de Cidadelhe:
Junto ao edifício da Junta de Freguesia.
• Freguesia de Barqueiros:
Junto ao edifício da Casa do Povo;
Lugar de Vale Pentieiro.
• Freguesia de Vila Marim:
Lugar de Ventuzelas;
Lugar da Pereira;
Lugar de Valcôvo.
• Mesão Frio - Santo André:
Largo do Cruzeiro;
Bairro Dr. Francisco Sá Carneiro;
Travessa de Santo António;
Lugar de Brunhais;
Lugar de Vila Jusã.
Os óleos alimentares, depois de arrefecidos, devem ser depositados numa garrafa ou garrafão de plástico devidamente fechados e depositados no oleão mais próximo (contentor azul). Este óleo será, posteriormente, recolhido e encaminhado para reciclagem.
Com estes novos pontos de recolha de óleos alimentares usados, a autarquia prossegue numa política que visa garantir a preservação dos recursos naturais e a minimização dos impactos negativos sobre a saúde pública e o ambiente.