A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) reuniu hoje, em Mesão Frio, com o Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, João Silva Lopes, que foi convidado a participar numa reunião extraordinária e a ouvir os autarcas dos 19 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal. O presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva manifestou, juntamente com os autarcas, a preocupação quanto à redução dos serviços nos balcões da Caixa Geral de Depósitos (CGD) de Mesão Frio e da Região.
A 176.ª reunião extraordinária do Conselho Intermunicipal da CIM Douro decorreu na Biblioteca Municipal de Mesão Frio. Para além dos assuntos discutidos nas habituais reuniões da CIM Douro, no período antes da ordem do dia, o Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças foi convidado a ouvir e a registar as reclamações e sugestões dos autarcas.
Numa das intervenções do presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, o autarca expôs as suas apreensões, que são extensíveis a toda a população do Concelho e que vê com desagrado a atual situação da CGD. Para travar a redução de serviços da CGD, a CIM do Douro já interpôs uma providência cautelar contra a CGD, acusando a mesma de abandonar os clientes, uma posição tomada por unanimidade, pelos 19 autarcas que constituem a CIM Douro, e em representação dos seus 183.866 habitantes.
Entre os diferentes assuntos discutidos estiveram em cima da mesa, como assuntos da ordem do dia, a candidatura referente à Aquisição e Desenvolvimento de Plataformas de Gestão Urbana, o ponto de situação da Expo Osaka 2025, a aprovação da Rede de Transportes Públicos de Passageiros, Peças de Procedimento e Chave de Report de Custos e ainda, o mapa de encargos dos municípios.