Hoje, Dia do Município, a Biblioteca Municipal de Mesão Frio inaugurou duas exposições: «Percursos pela Arquitetura Popular no Douro» e «Faz Parte! Mesão Frio».
A primeira apresentou o trabalho do arquiteto e fotógrafo António Menéres, que, com seu olhar atento e sensível, celebra a riqueza da arquitetura popular da região.
A segunda, «Faz Parte! Mesão Frio», reúne as criações de crianças e jovens locais que frequentam o projeto «Faz Parte!», da Associação Bagos D’Ouro.
António Menéres, um dos poucos membros remanescentes da equipa de 18 arquitetos que, na segunda metade dos anos 50, participaram no ‘Inquérito à Arquitetura Regional Portuguesa’, desempenhou um papel fundamental na transformação da forma de conceber e praticar a arquitetura em Portugal. As suas fotografias, que datam entre a década de 1950 e 2005, são um tributo à arquitetura popular, captando com precisão e sensibilidade a essência do Douro.
O projeto «Faz Parte! Mesão Frio» visa combater a exclusão social de crianças e jovens por meio da expressão artística, promovendo o seu desenvolvimento integral.
As exposições estarão abertas ao público até ao final do mês de dezembro na Biblioteca Municipal de Mesão Frio.