Os Ateliers (Re)viver, em parceria com o Radar Social de Mesão Frio, promoveram, na manhã de 7 de janeiro, uma sessão destinada aos seniores, com vista a cultivarem a memória, um exercício de recordação e partilha de memórias, que vão desde a infância até o presente.
No início da segunda temporada dos Ateliers (Re)viver, em outubro passado, os seniores receberam um livro elaborado por uma turma do Pré-Escolar, do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade. Na ocasião, foi lançado o desafio aos participantes para transcreverem as suas memórias, tradições e saberes acumulados ao longo da vida para as páginas do livro.
Durante a sessão desta manhã, o grupo reviveu momentos do passado, com o objetivo de enriquecer o Livro de Memórias, que será posteriormente entregue às crianças do Pré-Escolar. Além disso, os Ateliers (Re)viver iniciaram os preparativos para a atividade comemorativa do Dia dos Namorados, com os seniores a escreverem cartas de amor inspiradas nas suas aldeias.
A terapia de Reminiscência é uma abordagem terapêutica positiva no campo da Gerontologia, que pretende integrar o passado ao presente, despertando lembranças e emoções. Com a compilação de momentos e histórias de vida, tanto recentes quanto passadas, o objetivo desta ação passou ainda por transmitir às futuras gerações um legado de histórias, hábitos, costumes e tradições.