A Comissão de Gestão das Rotas do Norte atribuiu o selo ‘Rotas do Norte’ ao Castro de Cidadelhe e à Igreja Paroquial de Oliveira, pedidos de adesão apresentados, respetivamente, pela Câmara Municipal de Mesão Frio e pela Comissão Fabriqueira de Santa Maria de Oliveira.
A atribuição destes selos decorre ainda da aceitação da entidade gestora do bem cultural, conforme previsto nos Critérios de Reconhecimento e Adesão de Bens Culturais a uma Rota de Património Cultural, Arte e Arquitetura Contemporâneas da Região Norte.
O selo ‘Rotas do Norte’, instituído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR-Norte) e pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, integra uma estratégia de organização, gestão e promoção de rotas turísticas regionais de Património Cultural, Arte e Arquitetura Contemporâneas, designadas ‘Rotas do Norte’, tendo em vista o desenvolvimento do turismo cultural e a valorização do património cultural na Região Norte.
O selo ‘Rotas do Norte’ foi reconhecido pela Autoridade de Gestão do NORTE 2030 como critério de admissibilidade, entre outros, de candidaturas de bens de património cultural a financiamento do NORTE 2030.