A Biblioteca Municipal de Mesão Frio deu início a mais um ciclo de ‘Tertúlias na Biblioteca’, com um encontro muito especial com o escritor Agostinho Santa, que apresentou o seu mais recente livro: «Douro - Poemas de entre Corpo e Alma». O evento, que contou com a presença de uma audiência calorosa, marcou o início de mais um ano repleto de iniciativas culturais no Município.
O evento cultural contou com casa cheia, para ver e ouvir Agostinho Santa, que partilhou com a plateia não só a sua obra, mas também as suas profundas ligações à Região Demarcada do Douro.
Agostinho Santa, uma figura importante no Douro literário, foi recebido com grande apreço pelo público. O autor, que tem um vasto percurso político e cultural – foi deputado à Assembleia da República pelo círculo de Vila Real e presidente da Assembleia Municipal de Peso da Régua, por exemplo - tem sido determinante na reabilitação da Casa do Douro e no fortalecimento da identidade cultural da Região.
A sessão foi aberta de forma especial pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Silva, que, além de agradecer a presença distinta de Agostinho Santa, destacou o seu trabalho enquanto autarca, particularmente na preservação do património e na valorização da cultura. O painel contou ainda com a presença de Manuel Igreja, historiador e escritor, que, ao abordar o livro, descreveu a poesia como “a distância mais curta entre duas pessoas”, frase que ressoou fortemente.
O arranque das ‘Tertúlias na Biblioteca’ deste ano não podia ter sido melhor: o encontro foi marcado por uma conversa franca e intimista, em que Agostinho Santa falou sobre o processo criativo do seu livro e sobre o amor pelo Douro, que é protagonista nas suas palavras. O autor revelou como o território e a cultura da região se refletem na sua obra, fazendo dela uma verdadeira celebração do Douro, com suas paisagens, gentes e História. “O Douro é um feitiço”, afirmou Agostinho Santa, revelando o fascínio que a Região exerce sobre ele e a maneira como este encantamento se reflete na sua poesia.
A Câmara Municipal de Mesão Frio tornou o evento ainda mais especial com a oferta do livro a todos os presentes. O público teve a oportunidade de ver a obra autografada pelo autor e de conversar com o mesmo, que reagiu surpreendido à adesão do muito público.