O Bispo da Diocese de Vila Real, António Augusto Azevedo, acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal, Paulo Silva, visitou, no passado dia 12 de janeiro, a obra de beneficiação da Igreja de Cidadelhe, na presença do pároco Domingos Lage, de membros da Comissão Fabriqueira local, da Junta de Freguesia, demais entidades representadas e população em geral.
Finalmente, ao fim de cinco anos de projeto na gaveta, as obras que abrangeram a recuperação da cobertura, as paredes exteriores e interiores, as caixilharias e todas as portas e gradeamentos do edifício da igreja, tornaram-se realidade, fruto da união de esforços diligenciada pelo atual Executivo da Câmara Municipal, em cooperação com a Comissão Fabriqueira, a Junta de Freguesia e a população.
Maria José Regadas, Secretária da Comissão Fabriqueira, referiu: “Cidadelhe é muito visitada e de facto era uma pena a igreja estar assim, as pessoas lamentavam-se. Agora que as obras foram feitas, valeu a pena o esforço de um povo pequeno como o nosso”, disse, agradecendo o importante papel que a Autarquia teve em alavancar esta obra, bem como na cedência de apoio dos seus Serviços Técnicos. Por seu turno, o pároco Domingos Lage perfilhou das mesmas palavras e agradeceu o envolvimento de toda a comunidade e o empenhamento, iniciativa e apoio da atual Câmara de Mesão Frio.
As obras de beneficiação, ao abrigo do Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva, tiveram o investimento elegível de 89.880,00 €, com a comparticipação financeira até ao montante máximo de 44.940,00 €.
A Câmara Municipal de Mesão Frio comparticipou com 20 mil euros e a Junta de Freguesia de Cidadelhe com 8 mil euros.