As crianças do Pré-Escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico, do Centro Escolar do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade (AEPAN) e os Ateliers (Re)viver cantaram, esta manhã, as tradicionais Janeiras ao Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva.
O I Encontro de Janeiras, organizado pelo AEPAN, contou também com as presenças do vereador com o Pelouro da Educação, Fernando Correia, da diretora do AEPAN, Aldina Pereira, da coordenadora do Centro Escolar, Ana Cardoso e da presidente da Associação de Pais do AEPAN, Dalila Ferreira. Funcionários e restante comunidade educativa também assistiram às atuações que deram um brilho especial ao início do ano civil.
O presidente da Câmara Municipal e a diretora do AEPAN agradeceram aos cantadores das Janeiras por continuarem a manter a tradição viva e cantarem energicamente, acompanhados pelos instrumentos musicais da Escola de Música Municipal, recentemente criada pela Câmara Municipal e dirigida pelo professor Diamantino Nogueira.
O presidente da Câmara Municipal ressaltou o trabalho dedicado dos professores e auxiliares que, com empenho e afeto, prepararam a atividade, apelando que as novas gerações continuem a valorizar os usos e costumes do Concelho. Paulo Silva acrescentou ainda que foram lançadas candidaturas a quatro importantes intervenções nas instalações do Centro Escolar de Mesão Frio, investimento que visa melhorar as condições daquele espaço.
A iniciativa contou ainda com a troca das ‘Cartas dos amigos improváveis’, entre os alunos do 4.º ano do Ensino Básico e os seniores dos Ateliers (Re)viver, com o intuito de partilharem opiniões, ideias, histórias de vida e de se conhecerem melhor. Foi ainda realizado o ato simbólico da entrega de um livro elaborado por uma turma do Pré-Escolar, do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade, onde os seniores transcrevem as suas memórias, tradições e saberes acumulados ao longo da vida para as páginas do livro.
O I Encontro de Janeiras de Mesão Frio foi uma celebração da tradição, com a participação ativa das crianças, da terceira idade e da comunidade educativa. A iniciativa não só reforçou os laços intergeracionais, como valorizou os usos e costumes do território, com o compromisso contínuo do Presidente da Câmara Municipal no desenvolvimento cultural e educacional do Concelho.