
A fundação do Convento dos Franciscanos, em Mesão Frio, não tem uma data precisa.
Fortunato de Almeida, o conceituado autor da «História da Igreja de Portugal», diz que “o Mosteiro de São Francisco de Mesão Frio foi fundado em 1724, para frades” e Frei Henrique Rema dá o ano de 1744 como data provável da sua função.
É muito possível que o edifício para alojar os frades franciscanos tivesse começado a ser edificado em 1724 e que o seu acabamento se tornasse um facto apenas 20 anos depois. Entre uma e outra data, aparece, ao lado da igreja do Convento, a Ordem Terceira de São Francisco, em cuja Direção estiveram outrora os frades.
No interior do Claustro do Convento, podem ver-se umas escadas subterrâneas que vão dar a um túnel. O povo criou a lenda de que nesse túnel subterrâneo, existe um caminho por onde os Mouros atravessavam o Rio Douro, em direção ao Convento de Barrô, no concelho de Resende.
Atualmente e desde o ano de 1834, é neste edifício que funcionam as várias repartições públicas do poder judicial, administrativo e autárquico do concelho de Mesão Frio.
Coordenadas GPS: 41.15878142267052, -7.891571342370582
_________________________________________________________________________________________________________
It is uncertain when the Convent of the Franciscans in Mesão Frio was founded.
According to Fortunato de Almeida, the author of "History of the Church of Portugal," the Monastery of São Francisco in Mesão Frio was established in 1724 to house friars. Friar Henrique Rema believes that it was most likely founded in 1744.
The construction of the building for the Franciscan friars likely started in 1724 and took 20 years to complete. During this time, the Third Order of São Francisco was established alongside the convent church, with the former friars leading it.
In the Cloister of the Convent, there are underground stairs that lead to a tunnel. According to local legend, this tunnel was used by the Moors to cross the Douro River towards the Convent of Barrô in the municipality of Resende.
This building has served as the location for public offices of the judicial, administrative, and local authorities for the municipality of Mesão Frio since 1834.
GPS: 41.15878142267052, -7.891571342370582