Em 1987, a Assembleia da República Portuguesa instituiu o 24 de março, como o Dia Nacional do Estudante, com o objetivo de estimular a cooperação, a convivência e a participação dos estudantes na vida escolar e na sociedade. A efeméride é a celebração da luta e uma homenagem aos obstáculos que os estudantes enfrentaram na crise académica vivida em Portugal nos anos 60, lembrando a resiliência que o estudante tem na luta pelo direito à educação e à liberdade.
Neste dia, relembramos a preocupação que Município de Mesão Frio tem vindo a ter para com o futuro dos seus jovens estudantes, através da promoção de diversas iniciativas, de entre as quais se destacam as mais importantes: o Orçamento Participativo Jovem de até 10 mil euros; a atribuição de bolsas de estudo; os transportes escolares gratuitos; a oferta de tablets, de livros de fichas, de Internet e de material escolar; a atribuição do prémio de mérito; a oferta da plataforma «Escola Virtual», entre outras.
Também, hoje, neste âmbito, o Ministério da Educação está a desafiar os alunos a unirem-se nas redes sociais, partilhando ambientes de estudo em casa, utilizando a hashtag #EstudoEmCasa, sempre com toda a responsabilidade que as redes sociais exigem. O objetivo é criar um movimento nacional de motivação para que alunos, famílias, docentes, não docentes e escolas prossigam esta caminhada, reconhecendo, igualmente, o trabalho dos professores.