O programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas» 2021, a cargo do Instituto Português do Desporto e da Juventude, dinamizado em parceria com a Câmara Municipal de Mesão Frio e a Junta de Freguesia de Mesão Frio - Santo André, chegou ao fim, sexta-feira, dia 3 de setembro. Desde o dia 12 de julho, cerca de trinta inscritos foram agrupados por três quinzenas, com o objetivo de reforçar a vigilância florestal, de preservar a natureza e as florestas e de sensibilizar a população mesão-friense.
Os jovens atuaram no terreno, em grupos de dois elementos, nos lugares do concelho mais tendentes a incêndios florestais e realizaram trabalhos de prevenção de incêndios nomeadamente no miradouro de São Silvestre, no miradouro da Cruz de Donsumil, no miradouro da Senhora da Piedade, nas praias fluviais da Rede e do Rio Teixeira, nos lugares do Rojão de Cima, de Porto de Rei e no Castro de Cidadelhe.
Os voluntários através da sensibilização e das ações de preservação contra os incêndios florestais promovem a consciencialização para a preservação e para a valorização dos diferentes elementos ambientais que distinguem o concelho de Mesão Frio.