O Dia de São Sebastião é comemorado anualmente em 20 de janeiro. Para assinalar a data, celebra-se, hoje, a missa em honra do santo, pelas 19 horas, na capela do Mártir, na freguesia de Vila Marim.
São Sebastião foi um mártir dos primeiros séculos da igreja cristã, por professar e não renegar a sua fé em Cristo. Ajudou cristãos presos e, por esta razão, foi condenado à morte pelo imperador Diocleciano. A sentença de morte foi executada por um grupo de arqueiros. O seu corpo foi amarrado a uma árvore e alvejado por flechas atiradas pelos seus antigos companheiros, que o deixaram aparentemente morto. Depois de resgatado, São Sebastião conseguiu-se restabelecer e continuou a evangelizar, indiferente aos pedidos dos cristãos, para não se expor.
Apresentou-se ao imperador e insistiu para que o mesmo acabasse com as perseguições e mortes aos cristãos. Ignorando os pedidos, o imperador Diocleciano ordenou que o açoitassem até a morte e que o seu corpo fosse atirado ao esgoto público de Roma, para que não fosse venerado como mártir pelos cristãos.
Conta-se que nesta época, Roma estava assolada por uma terrível peste e que com a transladação das relíquias de São Sebastião a epidemia desapareceu. A partir deste momento, São Sebastião passou a ser venerado como santo padroeiro contra a peste, a fome e a guerra.