Está concluído mais um projeto estruturante para o concelho de Mesão Frio, com o intuito de promover a intermodalidade e a utilização do transporte público. Integrado na Zona de Lazer de Mesão Frio, foi construído o Interface de Mobilidade Urbana Sustentável, que visa servir os utilizadores de transportes coletivos de passageiros, concentrando, num só local da sede de concelho, todos os transfers de transportes.
A obra, que é uma peça fundamental para o desenvolvimento local e turístico de Mesão Frio, teve uma taxa de comparticipação de 85% de fundos comunitários, ao abrigo do Programa Operacional Regional do Norte - Norte 2020, do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com o investimento elegível de 319.925,88 euros, suportada com fundos no valor de 271.937,00 euros.
A criação do Interface contemplou a construção de uma gare exterior descoberta, de um edifício de apoio com paragem coberta, de espaços de apoio, de instalações sanitárias e de percursos envolventes, que possibilitam um acesso mais direto ao centro urbano da vila, bem como, o embelezamento de toda a área confinante, o que resulta na diminuição da utilização de transporte individual e, consequentemente, na redução de ruído e da emissão de gases poluentes para a atmosfera.
O Interface de Mobilidade Urbana Sustentável pretende beneficiar os utentes dos espaços envolventes, nomeadamente do campo de jogos municipal, das piscinas municipais descobertas e da praia fluvial do Rio Teixeira. O projeto, que representa um investimento total próximo de 345 mil euros, privilegia a eficiência, a acessibilidade, a sustentabilidade e a promoção da mobilidade urbana, oferecendo um acesso eficaz e seguro à rede de transportes coletivos e a organização funcional das várias modalidades de transporte (autocarros, carros de aluguer e bicicletas), o que se traduz numa resposta às necessidades da população e do território em causa, sendo também, um fator relevante de valorização turística para o concelho.