No âmbito da transferência de competências para os órgãos municipais no domínio da Ação Social, o Município de Mesão Frio disponibiliza à comunidade, a partir do próximo dia 4 de abril, o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS).
O SAAS funcionará no edifício da antiga escola primária Prof.ª Maria Angélica, local onde estão instalados os serviços de Ação Social. O serviço visa apoiar pessoas e famílias do concelho que se encontram em situação de vulnerabilidade, exclusão social ou de emergência social, promovendo a sua inserção social e comunitária, incluindo beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI).
Com o objetivo de dinamizar um atendimento de primeira linha, o SAAS responderá às situações de crise e/ou de emergência social e assegurará apoio técnico no acompanhamento social, tendo em vista a prevenção e a resolução de problemas sociais.
Objetivos do SAAS:
➡️ Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequados a cada situação;
➡️ Apoiar em situações de vulnerabilidade social;
➡️ Prevenir situações de pobreza e de exclusão social;
➡️ Contribuir para a aquisição e/ou fortalecimento das competências das famílias, promovendo a sua autonomia e fortalecendo as redes de suporte familiar e social;
Assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social;
➡️ Mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional.