Comemora-se hoje o Dia Nacional dos Centros Históricos. Mesão Frio, porta de entrada da Região Demarcada do Douro, é um dos concelhos mais antigos deste território, tendo recebido Foral em 1152, por ordem de D. Afonso Henriques. O seu centro histórico, com cenários predominantemente medievais, é paragem obrigatória para qualquer visitante.
Venha perder-se por ruas, calçadas, vielas e praças que o tempo pouco mudou, em cenários únicos, representativos do vasto património histórico e arquitetónico da vila de Mesão Frio. Deslumbre-se com esta relíquia viva da nossa ancestralidade.
Convidamo-lo/a a contemplar os majestosos solares brasonados, igrejas e capelas, fontanários, um pelourinho, um cruzeiro, edifícios seculares e toda a envolvência arquitetónica, herança das gerações que nos precederam.
O Dia Nacional dos Centros Históricos comemora-se anualmente a 28 de março, desde 1993, data em que se assinala mais um aniversário do historiador Alexandre Herculano, uma das figuras portuguesas que melhor defendeu o património nacional.