Mesão Frio foi palco para a chegada da 1.ª Etapa da 2.ª Volta ao Douro em Bicicleta, no dia 3 de Abril. João Jacinto, ciclista do Centro Popular e Recreativo do A-do-Barbas (Leiria), com o tempo de 1h12m50s, foi o vencedor da 1.ª Etapa, com a distância de 55 quilómetros, que teve início em Favaios e terminou em Mesão Frio. O atleta das Caldas da Rainha veio, também, a classificar-se como vencedor absoluto da 2.ª Volta ao Douro.
Na linha de partida perfilaram-se 121 ciclistas, mas apenas 118 atletas das 17 equipas participantes terminaram a 1.ª Etapa. O percurso da prova, no concelho de Mesão Frio, passou pelas freguesias de Oliveira, Vila Marim e Mesão Frio-Santo André, com os primeiros atletas a chegarem por volta das 12 horas, ao centro da vila. Cerca das 16 horas, Mesão Frio teve uma partida simbólica, que passou pela freguesia de Barqueiros, em direção a Resende, com destino final, Armamar. A 3.ª Etapa, que foi a mais longa, começou em Armamar e terminou em São João da Pesqueira, com 110 quilómetros e um acumulado de 2300 metros de desnível positivo.
Antes da partida simbólica para a 2.ª Etapa, pelas 15h30, a Avenida Conselheiro José Maria Alpoim recebeu a cerimónia de pódio do vencedor da etapa e dos vencedores nas várias classes etárias da prova organizada pela Associação Regional de Ciclismo de Vila Real, com o apoio da Câmara Municipal de Mesão Frio.
O Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva, que esteve durante todo o dia a acompanhar a prova, referiu que o Município decidiu, desde logo, aderir ao projeto, porque “envolve muitos participantes e muito público, como tivemos a oportunidade de verificar no percurso de Mesão Frio”, disse, deixando em aberto a participação do Município na realização de uma futura edição: “A autarquia estará sempre disponível. Queremos promover a prática desta modalidade desportiva, seja em passeio ou em competição, pois faz parte do nosso plano de desenvolvimento”, afirmou, mostrando-se satisfeito com a primeira abordagem da organização à prova e com a adesão dos participantes e da assistência.
José Capelas, Presidente da Associação Regional de Ciclismo de Vila Real, fez um balanço muito positivo da 1.ª Etapa: “foi uma etapa bastante difícil, porque houve logo uma descida de 14 kms, desde Favaios até ao Pinhão. Contudo, não houve incidentes, mesmo apesar de a descida ter sido feito a alta velocidade. A subida até Mesão Frio fez toda a diferença”, revelou, agradecendo ao Município a recetividade e o apoio à realização da prova.
João Jacinto, o vencedor absoluto da 2.ª Volta ao Douro, participou pela primeira vez na prova, que contou com equipas de norte a sul do País e dois atletas internacionais. A 2.ª Volta ao Douro está em franca expansão e revelou-se uma excelente oportunidade para o Município de Mesão Frio projetar a sua imagem para todo o País e além-fronteiras.