O Município de Mesão Frio assinalou o Dia Mundial da Saúde com um encontro, com profissionais da área, intitulado «Conversas sobre o Cancro da Mama». Moderado pelo mesão-friense, Pedro Poças, enfermeiro no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), contou com a participação do enfermeiro Armando Silva e da médica Joana Carvalho, ambos especialistas na área da Oncologia no CHTMAD.
Com uma audiência numerosa e bastante participativa, a sessão de esclarecimento foi muito enriquecida pela projeção de três vídeos com depoimentos de três mulheres de Mesão Frio. Intimistas e esclarecedores, os vídeos produzidos pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal, contaram na primeira pessoa a experiência de vida de três mulheres que enfrentaram e venceram o cancro da mama.
O enfermeiro Armando Silva falou sobre a sua experiência quotidiana no Hospital de Dia de oncologia em Vila Real e a médica Joana Carvalho traçou o percurso que uma mulher enfrenta desde que é diagnosticada com cancro da mama. Ambos os profissionais salientaram a importância da autovigilância e da prevalência dos exames orientados para a deteção precoce da doença de forma a minimizar os seus efeitos.
A iniciativa culminou com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal, Paulo Silva, que salientou o facto de este ter sido o primeiro evento de um calendário de atividades culturais, desportivas e de lazer que vão decorrer nos próximos meses no concelho e que em breve o Município organizará novas palestras/debates sobre outras temáticas de interesse geral, onde se conta com a participação e a envolvência de todos.