No âmbito do festival «Descobre o Teu Interior», que percorreu sete territórios do Interior do País e que aconteceu em Mesão Frio, nos dias 22 e 23 de abril, a Câmara Municipal de Mesão Frio, em parceria com a plataforma Gerador, proporcionou um passeio aberto à Casa-Museu do escritor mesão-friense, Domingos Monteiro, local que foi, também, moradia de outros importantes escritores do século XX: João Pina de Morais e Graça Pina de Morais.
As boas-vindas foram dadas pela Dona Elvira e pelo Senhor João, cuidadores do espaço e amigos íntimos da família de escritores. Na presença do presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva e através de uma visita guiada por Pedro Monteiro, os visitantes foram levados a conhecer todos os cantos da casa, de onde se destaca o quarto da ‘Mão Fechada’, que serviu como mote de inspiração para um dos contos de Domingos Monteiro. Os visitantes fizeram o exercício de viajar no início do Século XX, imaginando os cenários das histórias contadas e puderam ter contacto com alguns dos objetos que os escritores descrevem nas obras, com especial destaque para o diário de guerra de João Pina de Morais e o uniforme de militar que usou na 1.ª Guerra Mundial.
A possibilidade rara de conhecer uma das casas literárias do Douro mais bonitas proporcionou, também, uma visita aos jardins românticos, que se destacam pela sua beleza ímpar, onde o escritor Domingos Monteiro passava algum do seu tempo.
Já passaram mais de 100 anos desde que o escritor Domingos Monteiro nasceu, mas a sua marca perdura. Houve quem tenha vindo de Lisboa e ficado arrebatado com a primeira experiência do festival em Mesão Frio: “Fiquei estupefacto. Como venho de Lisboa, isto é uma realidade um bocado diferente, mas melhor. Foi uma experiência muito boa”, afirmou o influenciador digital, André Ginja, que visitou, pela primeira vez, a Casa-Museu de Domingos Monteiro e também, Mesão Frio. A influenciadora digital, Jéssica Reis, também ela da zona da Grande Lisboa, corroborou a opinião do colega: “já tinha estado no Douro, mas nunca tinha visitado Mesão Frio. É um sítio inusitado que vale muito a pena visitar” disse, referindo-se à casa literária Domingos Monteiro.
Para o participante no festival, José Mendonça, “a iniciativa é muito interessante. É uma oportunidade que temos de descobrir o Interior de Portugal, particularmente Mesão Frio. Vir aqui, conhecer esta casa, foi uma ideia fantástica. A casa é lindíssima e deveria ser um local tornado mais público, para que as pessoas pudessem vir descobrir estas preciosidades. A nível turístico, o festival tem todo o potencial. É importante ir divulgando e ir construindo, para ajudar a promover o Turismo”.
Nesta primeira iniciativa do Festival Descobre o Teu Interior, que deu a conhecer património histórico e cultural local, a Câmara Municipal de Mesão Frio presenteou todos os participantes com a obra literária «A quem encontrar este livro..» de João de Pina Morais.