No dia 27 de maio, o Centro Interpretativo do Barco Rabelo teve a felicidade e o privilégio de receber, no âmbito do evento «Prémios da Associação Portuguesa de Museologia 2022», na categoria «Trabalho de Museografia», uma Menção Honrosa em reconhecimento do importante trabalho desenvolvido. A cerimónia decorreu na Academia Militar da Amadora, em Lisboa, na presença de numerosas autoridades nacionais e de Técnicos do Município de Mesão Frio.
No processo de avaliação, a Associação Portuguesa de Museologia (APOM) teve em conta os critérios de organização científica da exposição; a criatividade na apresentação dos objetos; o cumprimento das normas de segurança e de conservação; a garantia de acessibilidade a todos os públicos e a atratividade do percurso expositivo.
A Câmara Municipal de Mesão Frio e o Centro Interpretativo do Barco Rabelo agradecem à APOM, pela atribuição desta Menção Honrosa que muito dignifica o nosso equipamento cultural e a todos quantos nos visitam diariamente, relevando o papel deste espaço, enquanto meio de preservação das memórias das gentes ribeirinhas, da Região Demarcada do Douro e do Barco Rabelo.