Em sede de reunião da Comissão Alargada da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Mesão Frio, que decorreu no dia 23 de maio, na Biblioteca Municipal, foi apresentada a versão final do Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens, o qual foi aprovado por unanimidade e terá a vigência de cinco anos.
O Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens foi elaborado pela CPCJ de Mesão Frio, em parceria com diversas entidades com competências em matéria de infância e juventude, com as crianças e jovens e com famílias do concelho. Através de um maior conhecimento da realidade territorial, no que diz respeito às crianças e suas famílias, pretende-se garantir estratégias de apoio a uma parentalidade positiva e responsável.
A elaboração do Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e dos Jovens de Mesão Frio surge na sequência de um convite por parte da Comissão Nacional de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens, dirigido à CPCJ de Mesão Frio, para a adesão ao Projeto Adélia - Apoio à Parentalidade Positiva, o qual teve parecer favorável, em sede de reunião da Comissão Alargada, no ano de 2019.
O Projeto Adélia – Apoio à Parentalidade Positiva, cofinanciado pelo Programa Operacional Inserção Social e Emprego (POISE), visa o desenvolvimento de medidas que envolvam a participação das crianças e jovens, assegurando estratégias de apoio a uma parentalidade positiva, responsável e capacitação e especialização dos técnicos para a promoção de uma parentalidade mais protetora. O projeto prima ainda, pela prevenção das situações de risco e ou de perigo, promovendo a capacitação das famílias para o exercício de uma parentalidade responsável nas diversas dimensões da vida familiar, melhorando o desempenho parental no efetivo exercício dos direitos e na proteção das crianças e jovens.
A CPCJ e o Município de Mesão Frio agradecem a todos os parceiros envolvidos neste projeto sem os quais não seria possível a sua concretização.