A Assembleia Municipal de Mesão Frio aprovou, no dia 27 de junho, a adesão do Município à Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV). Com uma forte e reconhecida tradição vitivinícola, o Município de Mesão Frio aderiu à estrutura associativa, com o objetivo de valorizar o potencial endógeno do seu território, cuja economia, cultura e identidade histórica estão fortemente associadas à produção do vinho.
A adesão representa um contributo para a afirmação do setor vínico e do setor turístico, reforçando a coesão social e económica, a qualidade de vida dos cidadãos, a cooperação com universidades e institutos politécnicos, o apoio em iniciativas e estudos de investigação, promoção e formação e revela-se um forte aliado à promoção de festas, feiras ou festivais alusivos ao setor vitivinícola dos municípios associados.
A AMPV foi constituída em 2007 e conta com mais de uma centena de municípios associados, dinamizando um trabalho em rede, para projeção do vinho e do enoturismo, dentro e fora do país. São exemplos de projetos da AMPV, com amplitude nacional e internacional: «Cidades do Vinho»; «Aldeias Vinhateiras»; «Rede de Museus»; «Dia do Enoturismo»; «Rainha das Vindimas de Portugal»; «Concurso Enológico La Selezione del Sindaco»; «Viagens de Baco», entre outros.
Fique a saber mais sobre o papel da AMPV em: http://ampv.pt/