O Agrupamento de Escolas de Mesão Frio, através da Biblioteca Escolar, promoveu, no passado dia 14 de Janeiro, um Atelier de Escrita que contou com a presença da escritora Minervina Dias. Dirigido a alunos do 1º Ciclo, participaram neste atelier alunos do 3º ano da Escola EB1 Maria Angélica Passos Coelho.
No âmbito do Plano Anual de Actividades da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio realizou-se, no passado dia 14 de Janeiro, um ateliê de escrita, dirigido a alunos do 3º ano de escolaridade, que decorreu na Biblioteca Escolar e que contou com a presença da escritora lamecense, Minervina Dias.
A escritora Minervina Dias é natural de Lamego, Mestre em Ensino da Língua e Literatura Portuguesas, leccionou em Escolas do Ensino Básico Mediatizado (EBM) e em Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo sido presidente do Conselho Escolar das Escolas do EBM da Serra de Montemuro, coordenadora do Conselho de Docentes do 1.º Ciclo, em Lamego e Resende, formadora do Curso de Formação Técnicas Modernas de Ensino, no âmbito da Formação Contínua de Professores, pelo CEFOP – L.A.R.T., e formadora Residente do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP). Actualmente, é Professora Bibliotecária.
A actividade promovida pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio pretendeu aliciar os alunos para os prazeres da escrita. Após uma “leitura partilhada” e utilizando a estrutura de um texto poético da autoria da escritora, do seu livro “Crescer com versos”, os alunos escreveram “As quadras engraçadas”, “As rimas com graça”, “As quadras que rimam”, tais foram os títulos que escolheram para as suas experiências de imaginação e escrita. O que escreveram “viram-no” desenhado nas nuvens. Aqui ficam alguns exemplos:
Eu vejo um gato Que está a partir um prato. Olha agora! É um camaleão Que está a fugir de um cão!
André, Diogo e Patrícia
Eu vejo uma bonita flor Que irradia muita cor. Olha agora! É uma prateleira Que está em cima de uma cadeira!
Margarida, Matilde, Isabel, Francisco José e José Francisco
Eu vejo um balão Que está preso na minha mão. Olha agora! É uma centopeia Que está de diarreia!
Vítor, Diogo, Maria João, Rui e Filipa
Eu vejo um menino Que é muito pequenino. Olha agora! É um sapo E tem um enorme papo!
Ana, Sandra e Alexandra
Eu vejo um bonito lugar Que está perto do mar. Olha agora! É um jardim E está lá um pinguim!
Margarida, Diogo, José Pedro, Carlos e Bruno