A Igreja Matriz de Santa Cristina, em Mesão Frio, recebeu, no passado Sábado, o Coro do Mosteiro de Grijó, para o Concerto de Ano Novo, promovido pela Câmara Municipal de Mesão Frio.
A Igreja Matriz de Santa Cristina acolheu, no passado Sábado, o Concerto de Ano Novo que contou com a presença do Coro do Mosteiro de Grijó. Foi a segunda vez que o coro dirigido pelo Prof. Joaquim Marçal se deslocou a Mesão Frio, depois de no ano anterior ter marcado presença no Concerto de Natal promovido pela Autarquia.
O Coro do Mosteiro de Grijó, que iniciou as suas actividades em 4 de Junho de 1989, procura dar a conhecer o vasto repertório da música sacra, de acordo com a qualidade e a nobreza do espaço de que usa o nome. Apesar de amador, o Coro do Mosteiro de Grijó procura orientar o seu trabalho por critérios de rigor, procurando sempre a qualidade vocal e artística, bem expressa na escolha do repertório, composto por obras de grandes autores.
Executando música de diversos períodos históricos, tem participado em iniciativas promovidas por diversas entidades, organizando e realizando diversos concertos, sendo de destacar a participação, em Novembro e Dezembro de 2007, no Festival Internacional de Música de Advento e de Natal realizado em Praga, na República Checa, e os concertos realizados em Novembro de 2009 nas cidades históricas de Bruges e Gand, na Bélgica.
Em Dezembro de 1998 foi seleccionado para participar na gravação do CD “Os melhores Coros Amadores da Região – Grande Porto”. Em Novembro de 2000, no âmbito do Grande Jubileu, gravou, em CD, “As Sete Palavras de Cristo na Cruz” de Charles Gounod e, em Maio de 2005, gravou o CD “Magnificat”, com dezasseis peças de temática mariana. Em 28 de Fevereiro de 2003 o Coro do Mosteiro de Grijó foi co-fundador da FENAMCOR, Federação Nacional Movimento Coral, e, desde Maio do mesmo ano, passou a ter o seu sítio na Internet www.coromosteirogrijo.com.
Actualmente, e desde finais de 1995, é seu director artístico e maestro o Prof. Joaquim Marçal, que tem orientado o Coro do Mosteiro de Grijó na prossecução dos seus objectivos: execução e divulgação da música de inspiração sacra de elevada qualidade, como meio dinamizador da cultura.
O programa apresentado pelo Coro do Mosteiro de Grijó passou por August Homilius, Palestrina, Farrant/Hilton, Ludovico da Viadana, Hassler, Michael Praetorius, Alessandro Scarlatti, Ludwig van Beethoven, Edvard Grieg, Sergey Rachmaninov, Lauridsen e Michael Praetorius, proporcionando assim uma agradável noite musical na Porta do Douro.