






Mesão Frio associou-se à peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), cujo percurso pelo Concelho aconteceu nos dias 22 e 23 de setembro. A Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani são os símbolos da peregrinação da JMJ, que culminará com o maior encontro entre jovens de todo o mundo e o Papa Francisco, na sua vinda a Lisboa, no verão do próximo ano. Até julho de 2023, os símbolos estão a atravessar as 21 Dioceses de Portugal e já percorreram 90 países.
O Agrupamento de Escuteiros de Vila Marim recebeu e conduziu os Símbolos na peregrinação pelo concelho, que arrancou desde a escola sede do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade em procissão até à Igreja de Santa Cristina, onde foi realizada uma vigília, presidida pelos Párocos Luís Saavedra e Sérgio Tomé, com a participação do Grupo Coral de Mesão Frio. No final da cerimónia, os símbolos pernoitaram no Quartel da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mesão Frio.
No último dia desta missão, os símbolos foram conduzidos pelas mãos dos bombeiros voluntários do Concelho, à Câmara Municipal e aos três lares da Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio, onde houve uma celebração eucarística presidida pelo Pároco João Curralejo, Assistente e Diretor do Secretariado da Juventude, Pastoral Universitária e Vocações da Diocese de Vila Real, e concelebrada pelos Párocos do Concelho, Sérgio Tomé e Luís Saavedra.
Os símbolos prosseguiram o seu périplo pelo concelho na Escola Secundária de Mesão Frio, de onde foram transportados para a Igreja de Sedielos e de seguida, para a Igreja de Oliveira, após o qual foi efetuada a passagem ao Município de Peso da Régua.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva, “enquanto representante do Município foi uma honra muito grande receber os símbolos da JMJ. É importante que a justiça e a solidariedade estejam sempre presentes no espírito dos jovens” disse, agradecendo esta oportunidade única de reaproximar os jovens cristãos da Igreja.
Os Símbolos da JMJ estão na Diocese de Vila Real, onde vão permanecer até 30 de setembro deste ano, percorrendo os vários Arciprestados da mesma.