













A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, foi recebida na manhã de 21 de novembro, no edifício dos Paços do Concelho, pelo Presidente da Câmara Municipal, Paulo Silva e pelo Presidente da Assembleia Municipal, Carlos Pombo Silva.
Estiveram também presentes grande parte das entidades institucionais concelhias, que tiveram a oportunidade de ouvir as intervenções do presidente da Câmara e da ministra Ana Abrunhosa, sobre as oportunidades resultantes dos apoios europeus no futuro Portugal 2030 que poderão ser alocadas a Mesão Frio e outros assuntos prementes para o concelho porta de entrada da Região Demarcada do Douro.
Para o edil de Mesão Frio, “está na hora de o Concelho recuperar o atraso estrutural de que padece! As carências são muitas e estamos há anos a perder oportunidades em relação à grande maioria dos concelhos do país e mesmo da região”, afirmou Paulo Silva.
Sobre Mesão Frio, a ministra referiu ser decisivo que o Município mantenha a estratégia definida para que a necessária mudança de atitude se materialize: “mudar realidades pode demorar décadas e temos de começar já”.
Ana Abrunhosa deixou uma palavra de esperança e de motivação para o futuro e defendeu que “os territórios têm de ser exigentes. Finalmente o País percebeu que se não desenvolver estes territórios como um todo, sai prejudicado.” A ministra defendeu ainda que se deve “recusar a ideia de que há territórios condenados” e que “Mesão Frio tem todos os motivos para ter ambição e para sonhar com projetos diferentes”, disse, demonstrando-se disponível para as reuniões de trabalho que vierem a ser necessárias com o presidente e restante Executivo Municipal.
No final da sessão de boas vindas, Ana Abrunhosa assinou o Livro de Honra do Município, ao que se seguiu uma reunião de trabalho com o Executivo, onde o presidente da Câmara Municipal expôs as principais preocupações e objetivos da Autarquia para os próximos anos, nomeadamente as relacionadas com as acessibilidades físicas e digitais do concelho, a recuperação de infraestruturas fundamentais como as praias fluviais da Rede e do Rio Teixeira, o edifício da antiga Residência de Estudantes e os cais fluviais de Barqueiros e Porto de Rei, entre outros. Na mesma reunião, a ministra foi informada dos vários projetos de investimento privado no setor hoteleiro que estão já em curso.
Após a reunião de trabalho, Ana Abrunhosa efetuou uma visita ao Concelho, onde pôde tomar contacto presencial com as dificuldades e potencialidades associadas ao território de Mesão Frio.