











No dia 1 de dezembro, feriado nacional, Mesão Frio realizou a tradicional Feira do Burro, uma marca característica da Feira Anual de Santo André, que este ano apresentou-se com uma nova roupagem, numa colaboração do Município com a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA), coletividade comprometida em valorizar, preservar e dignificar este animal.
No largo do Multiusos Municipal, a AEPGA proporcionou dois workshops: a «Aula do Burro de Miranda» e «Hoje Sou Veterinário». Com várias sessões de 30 minutos, os workshops foram destinados a todos os públicos e revelaram-se oportunidades para que se pudesse estar em contacto com exemplares da raça mirandesa, uma das raças autóctones do País e descobrir mais curiosidades sobre estes animais que ainda correm perigo de extinção.
Na «Aula do Burro de Miranda», pudemos conhecer melhor esta raça, com destaque para as suas rotinas e os cuidados a manter para garantir a sua saúde e bem-estar. Houve ainda a oportunidade de interagir com os burros e de aprender a entender a sua linguagem corporal e a identificar os seus sentimentos e intenções.
No «Hoje Sou Veterinário», ficamos a saber como serenar estes animais. Através de algumas atividades de cuidados básicos veterinários de saúde, foi dado a conhecer o dia-a-dia dos veterinários da AEPGA. O público foi ainda sensibilizado para a importância da higiene animal, assim como o papel desta profissão nas relações desenvolvidas com os animais, em especial, com o Burro de Miranda.
Foi sem dúvida uma Feira do Burro que marcou pela diferença na valorização do Burro de Miranda e que o Município de Mesão Frio decidiu levar a cabo em parceria com a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, uma organização não-governamental de ambiente, com sede em Miranda do Douro e que pretende conservar a espécie, bem como o património agrícola, paisagístico e cultural associado ao animal.
Fique a saber mais sobre a AEPGA em: https://www.aepga.pt/