



A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mesão Frio (AHBVMF) realizou uma cerimónia marcada por dois momentos: a atribuição da «Medalha Gratidão COVID-19», pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) aos soldados da paz de Mesão Frio, em reconhecimento do seu esforço e dedicação durante a pandemia e a atribuição do Crachá de Ouro ao 2.º Comandante do Quadro de Honra, António Luís Almeida.
O Presidente da Câmara Municipal impôs a medalha no estandarte da corporação e o Crachá de Ouro ao 2.º Comandante do Quadro de Honra que, durante mais de 41 anos pertenceu ininterruptamente ao quadro ativo dos bombeiros voluntários de Mesão Frio, dos quais 23 foram dedicados às funções de Adjunto do Comando e de 2.º Comandante, que desempenhou com “serviços revelantes e de inquestionável contributo para a dignificação da causa dos bombeiros, com zelo, dedicação, disponibilidade, abnegação e com exemplar comportamento”, pode ler-se na proposta de atribuição do crachá.
Paulo Silva, Presidente da Autarquia de Mesão Frio e Comandante do Quadro de Honra da AHBVMF há pouco mais de um ano referiu que “é uma honra a associação ter sido condecorada com a «Medalha Gratidão COVID-19», porque só quem passou pela pandemia é que sabe o esforço e o risco que correu. É com muito orgulho que a recebemos”, afirmou, dirigindo-se ao representante do Presidente da LBP, para transmitir a sua gratidão.
Sobre a atribuição do Crachá de Ouro a António Luís Almeida, com quem conviveu durante 24 anos como bombeiro e que em 2021 cessou funções, Paulo Silva disse que “é sempre importante louvar o trabalho que um Homem presta a uma associação. Foi para mim uma grande honra e uma ajuda inexcedível que tive ao longo destes anos todos. Quando fui chamado a cumprir serviço nesta associação, foi pela mão dele, Tomámos as rédeas da associação e juntos lidámos com situações muito complicadas. Quem é comandado por um Homem como este, só pode sentir orgulho e reconhecimento”, sublinhou.
Paulo Silva destacou que o Município continuará disponível para colaborar e lembrou o “esforço enorme” para manter a corporação de bombeiros, que no último ano viu o seu apoio financeiro ser reforçado. O presidente da Câmara manifestou a sua preocupação com o futuro da AHBVMF: “há falta de voluntários e de corpos dirigentes”, afirmou, dirigindo um reconhecido agradecimento aos Órgãos Sociais pelo trabalho, esforço e dedicação.
Compuseram a mesa de honra o Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva, Luís Marques, em representação da Assembleia Municipal, o Presidente da Direção da AHBVMF, António Almeida, a Presidente da Mesa da Assembleia Geral da AHBVMF, Maria José Secundino, o 1.º CODIS de Vila Real, Miguel Fonseca, Orlando Matos em representação do Presidente da LBP, o Presidente do Conselho Fiscal da AHBVMF, António Félix e o Pároco Luís Saavedra.
Após a cerimónia e em ambiente de convívio entre bombeiros, Órgãos Sociais e entidades convidadas, decorreu a habitual ceia de Natal da AHBVMF.