A Câmara Municipal de Mesão Frio assinou um protocolo de colaboração com a Associação Bagos d’Ouro, projeto destinado a apoiar a educação de crianças e jovens carenciados do Douro. O protocolo contempla a atribuição de um subsídio anual de 7 mil e 200 euros, a cedência de um espaço de trabalho para a Bagos D’Ouro receber as famílias com condições de segurança e privacidade e a disponibilização de transporte para as deslocações necessárias à sua atividade.
O presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva, assinou o protocolo no dia 11 de janeiro, no Museu do Douro, numa cerimónia em que a Associação Bagos d’Ouro apresentou os resultados do Estudo de Medição de Impacto Social referentes ao ano 2022. Para o Presidente da Autarquia, a consciência e a preocupação das necessidades do território e da sua população são prioritárias e motivaram a parceria do Município com este projeto que já conta com mais de uma década de existência e que tem por missão "Mudar a história das Crianças do Douro".
Entre as ações a serem promovidas no concelho de Mesão Frio, destacam-se o fomento do sucesso escolar através de um acompanhamento mais próximo, a ocupação de tempos livres, o acesso a atividades, materiais e equipamentos pedagógicos, o trabalhar de competências para o desempenho de funções parentais e estratégias de procura de emprego, a promoção de comportamentos saudáveis no combate ao alcoolismo e à violência doméstica e o combate a carências alimentares, entre outras necessidades básicas.
Estiveram também presentes o Vereador da Educação, a Diretora do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade, os representantes da entidade responsável pela medição do impacto desta associação e demais entidades da região.
A Associação Bagos D’Ouro atua em sete concelhos durienses: Alijó, Armamar, Murça, Sabrosa, São João da Pesqueira, Tabuaço e agora, Mesão Frio.