







O presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva esteve presente na gala «Douro - Cidade Europeia do Vinho 2023», que teve lugar em Lamego, no passado sábado, 4 de fevereiro. O evento marcou o início de um ano de atividades dedicadas às comemorações desta distinção europeia obtida pelos 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Douro, entre os quais Mesão Frio. De entre as várias iniciativas que decorreram no evento, foram homenageadas individualidades nacionais e internacionais que, nas suas áreas, contribuíram diretamente para o desenvolvimento da Região Demarcada do Douro.
Ainda neste âmbito, em representação do Município de Mesão Frio, o Vereador Fernando Correia esteve na 1.ª Convenção Europeia dos Territórios Vinhateiros, que acolheu representantes e entidades parceiras de 160 municípios para juntos concertarem estratégias e projetos com vista ao desenvolvimento e à promoção dos territórios vinhateiros. O evento decorreu em Vila Nova de Foz Côa, numa parceria da Associação de Municípios Portugueses do Vinho com a Rede Europeia das Cidades do Vinho e o Município de Vila Nova de Foz Côa.
O Vereador Fernando Correia recebeu, em representação de Mesão Frio, uma placa que simboliza a distinção «Douro Cidade Europeia do Vinho 2023» e uma outra da adesão do Município à Associação de Municípios Portugueses do Vinho. Definir novas linhas de trabalho em rede, concertar estratégias de promoção integrada dos territórios, apresentar novos projetos e promover a aproximação entre municípios associados e parceiros foram os principais objetivos desta convenção.
A iniciativa, em que foram apresentados os grandes projetos que estão a ser desenvolvidos na área do vinho, do enoturismo e da promoção dos territórios vitivinícolas, culminou com a Gala de Abertura do «Douro – Cidade Europeia do Vinho 2023». Foi um fim de semana fora de portas em cheio, para o Município de Mesão Frio, totalmente empenhado nesta junção de esforços em promover mundialmente a identidade do seu território.