O Município de Mesão Frio encontra-se a dinamizar o Plano Municipal para a Igualdade de Género, uma iniciativa financiada pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, pelo Portugal 2020 e União Europeia/Fundo Social Europeu, tendo como organismo intermédio a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
A Câmara Municipal de Mesão Frio associou-se à iniciativa do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade (AEPAN) que, com a colaboração da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mesão Frio e o Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G Porta D’Ouro, realizou a sessão informativa «Violência no namoro», dirigida aos jovens alunos do 9.º ano de escolaridade. A iniciativa foi dinamizada pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), na data em que se assinalou o dia dos afetos.
No Auditório da escola, a APAV elucidou e sensibilizou os alunos para a responsabilidade coletiva de denunciarem situações que possam constituir qualquer forma de violência verbal, psicológica, relacional, física ou sexual. Pretendeu-se com esta ação combater comportamentos abusivos ou violentos entre os jovens.
Na reflexão final da sessão informativa, o Município desafiou os alunos a descreverem o significado das palavras “Confiança”, “Amor”, “Ciúme” e “Controlo” e a colocarem um post-it com as descrições nas cartolinas referentes aos quatro temas, ação que resultou numa discussão coletiva no seu final.
Esta ação surge no âmbito do II Plano Municipal para a Igualdade de Género e não discriminação de Mesão Frio 2023-2026 - «Mais Igualdade para Mesão Frio» e enquadra-se no plano de ação externo, na área da educação, com um objetivo geral de promover a cidadania e a educação para a igualdade, prevenindo a violência de género e a violência doméstica junto da comunidade escolar.