A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio promoveu, no passado dia 16 de Março, uma actividade dirigida aos alunos do 5º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento. Desta feita, foi o escritor Fernando Branco Marado que marcou presença.
No âmbito da iniciativa “1 encontro, 1 escritor” da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio, o escritor Fernando Branco Marado esteve, no passado dia 16 de Março, no Auditório da Escola EB 2,3/ S Prof. António da Natividade para, uma vez mais, proporcionar um momento de interacção entre escritores e alunos do Agrupamento.
A actividade compreendeu a encenação de um Teatro de Fantoches cuja peça foi seleccionada do livro do escritor “Teatro Escolar com Bichos de Rabiar”. Deram voz aos 14 fantoches, elaborados pelo Clube de Expressões, 8 alunos monitores da Biblioteca Escolar. Destacou-se, nesta iniciativa, o valor do trabalho colaborativo entre os vários agentes da comunidade: Biblioteca Escolar, alunos monitores, clubes, professores e município de Mesão Frio. Fernando Branco Marado, professor e escritor, natural de Lamego, tem desenvolvido uma intensa actividade em prol da literatura, da leitura e da didáctica. De personalidade intelectual versátil, o escritor, dedica a sua vida à importância do livro e da leitura, desde a produção literária infantil em banda desenhada a múltiplos projectos de criação artística. Como escritor valoriza a necessidade de reaprender o humanismo, a aprendizagem da identificação cultural e a importância de construir uma memória partilhada. Tem participado, activamente, em diversos projectos na área do livro, defendendo a leitura enquanto processo de formação na evolução do ser humano e na afirmação do cidadão. Conscientes de que o lugar de aprendizagem mais democrático do mundo é a comunidade educativa, onde a criança tem à sua disposição uma série de recursos e ferramentas destinados a ajudar no seu desenvolvimento intelectual e social, a obra deste escritor, apresentada em diferentes géneros literários, proporciona-nos um espaço de encontro de saberes e descobertas, plataforma para o diálogo dos valores de cidadania, onde todos são solicitados a participar livremente.