O Município de Mesão Frio encontra-se a dinamizar o Plano Municipal para a Igualdade de Género, uma iniciativa financiada pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, pelo Portugal 2020 e União Europeia/Fundo Social Europeu, tendo como organismo intermédio a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
O Município de Mesão Frio associou-se à iniciativa promovida pelo Agrupamento de Escolas Prof. António Natividade (AEPAN), em parceria com o Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) 4G Porta D'Ouro, para uma «Roda de Conversas» com mulheres do nosso concelho que se destacam ou que se destacaram nas mais diversas áreas profissionais, desafiando as desigualdades de género.
No Dia Internacional da Mulher, o painel de oradoras contou com as intervenções de Olinda Monteiro, professora aposentada do Ensino Básico e conselheira externa do II Plano Municipal para a Igualdade de Género e Não Discriminação «Mais Igualdade para Mesão Frio», Margarida Fonseca, diretora do Centro de Saúde de Mesão Frio, Aldina Pereira, diretora do AEPAN e Alice Teixeira, empresária local. A moderação ficou a cargo da presidente da associação de estudantes do AEPAN, Carolina Moreira.
O pavilhão social do AEPAN reuniu na plateia dezenas de mulheres que atentamente ouviram testemunhos na primeira pessoa de experiências de vida femininas que souberam impor-se às dificuldades em matéria de igualdade de género.