À imagem de anos anteriores, a Câmara Municipal de Mesão Frio atribuiu 29 bolsas de estudo a estudantes universitários do Concelho, num investimento total de 15.500 euros. Na cerimónia de entrega das bolsas de estudo, realizada no dia 15 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foram entregues 29 bolsas de estudo, podendo ainda este número subir para as 34.
Na cerimónia, o Presidente da Autarquia referiu que o contributo do Município “sendo simbólico no valor, é também simbólico da aposta que o Executivo faz no futuro dos mais jovens. Queremos muito que tenham as oportunidades que merecem para prosseguir os estudos e concretizar os seus sonhos académicos”, declarou.
Paulo Silva afirmou também que, “um dos objetivos do trabalho que todos os dias procuramos fazer, é criar cada vez mais condições para que a vida nas nossas freguesias tenha mais qualidade, melhores oportunidades, maior dignidade e alternativas culturais, desportivas e de lazer. Só assim poderemos pensar em atrair mais visitantes e tornar o turismo mais sustentável, mais agregador e mais integrado.”
Para o edil, “o património arquitetónico, paisagístico e natural do país, de nada valerá se não houver pessoas em Mesão Frio que possam receber quem nos procura. Confio muito nos mais novos, nas suas mentes desempoeiradas, na capacidade de se juntarem, na criatividade e na atitude renovadora”, disse, perspetivando que com este apoio, “os estudantes possam ter nos horizontes de vida a ambição de, concluídos os cursos, aqui trabalhar, residir e, quem sabe, constituir família e contribuir decisivamente para o futuro de Mesão Frio.”
O autarca terminou, frisando a total disponibilidade da Câmara Municipal, para continuar a apoiar a população, dentro daquilo que são as suas limitações, e receber todas as sugestões: “conto convosco para que no decorrer das vossas vidas académicas e das vossas vidas futuras se sintam tentados a intervir nas associações e clubes da vossa freguesia, nas instituições de solidariedade social do vosso concelho e na vida comunitária de todos nós”, apelou.
Inserida na estratégia para a Educação, a medida visa apoiar os agregados familiares com dificuldades económicas, garantir melhores condições de estudo e melhorar a qualidade de vida e as perspetivas futuras dos estudantes bolseiros designados pelos serviços de Ação Social do Município.
Marcaram presença na cerimónia pública, o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Silva, o Presidente da Assembleia Municipal, Carlos Silva, o Vereador da Educação, Fernando Correia, os Vereadores Mário Pinto e Diogo Rocha, os Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, a Diretora do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade (AEPAN), Aldina Pereira, a representante da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Mesão Frio e da Associação de Pais do AEPAN, Verónica Branco, bem como a Presidente da Associação de Estudantes do AEPAN, Carolina Moreira, os alunos bolseiros, pais, encarregados de educação e familiares.