A Biblioteca Municipal de Mesão Frio acolheu a primeira apresentação da Mostra de Teatro do Douro, uma organização da Associação Vale d’Ouro. O festival foi apresentado à região e à comunicação social, numa inovação introduzida este ano, que teve como palco a vila Porta do Douro. Com a colaboração do Município de Mesão Frio, a iniciativa marcou o arranque da 13.ª edição do Festival, composto por oito espetáculos, que teve início em Mesão Frio e que está agora a percorrer a região até final de maio.
Na presença de entidades convidadas, a sessão de abertura ficou marcada pelas intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva, que explicou a génese desta parceria cimentada entre o Município e a Associação Vale D’Ouro: “esta iniciativa surge na sequência de uma aposta forte que o Executivo Municipal está a fazer na alteração do panorama cultural de Mesão Frio. O teatro tem sido uma grande aposta, porque a sensação que temos é que as pessoas gostam”, afirmou. Para o Presidente da Direção da Associação Vale d’Ouro, Luís Almeida, o papel deste festival passa por “valorizar o trabalho que as companhias de teatro amadoras fazem e mostrá-lo às população.” A Vereadora da Câmara Municipal de Alijó, Mafalda Mendes, que também marcou presença na apresentação da XIII Mostra de Teatro, classificou a iniciativa como “agregadora” de territórios que “valoriza a região e acrescenta valor às pessoas que são voluntárias e que fazem Teatro por amor à arte.”
Para a edição deste ano, a Associação Vale d’Ouro reservou algumas surpresas, entre as quais, duas novas localizações. Mirandela recebe pela primeira vez a Mostra de Teatro do Douro e em Alijó, será Castedo do Douro a receber o teatro. Sabrosa e Pinhão também não ficaram de fora.
No mesmo dia, à noite, a peça «Retalhos da Vida de um Bêbado» do Teatro do Ave foi dramatizada no Auditório Municipal de Mesão Frio, marcando desta forma, o arranque do festival. Ao longo deste mês e meio serão oito os espetáculos que subirão ao palco da região naquele que é um dos maiores festivais de teatro da região.