
Excelentíssimas Senhoras e Senhores:
O 25 de Abril de 1974 é claramente a data mais importante do Portugal Contemporâneo. No que diz respeito ao Poder Local, é ainda mais relevante! Não podemos esquecer o papel decisivo dos primeiros autarcas democraticamente eleitos por esse país fora e de como tiveram que lidar com a miséria instalada, com a pobreza descarada e com a falta de quase tudo com que o Estado Novo nos deixou ao nível da educação, da saúde e da habitação digna para todos!
No próximo ano cumprir-se-ão 50 anos sobre esse dia inaugural do Estado de Direito que hoje celebramos. Será uma data propícia a balanços, à partilha de memórias, à pedagogia do ser-se democrata em palavras e ações; um número redondo que possibilitará o aparecimento de compilações, resumos e resenhas históricas várias; haverá certamente lugar para homenagens, evocações e recordação de momentos e pessoas muito diversificadas. Relembraremos as vítimas da PIDE: os presos arbitrariamente, os espancados, os torturados, os assassinados por essa polícia brutal. Uma polícia que era alimentada por Bufos e Legionários, gente rasteira que detestava quem procurava pensar pela própria cabeça e quem ansiava viver em liberdade, igualdade e fraternidade.
Teremos todo o tempo do mundo para isso tudo também aqui em Mesão Frio, quando todos juntos festejarmos então os 50 anos do 25 de Abril de 1974!!
Hoje porém quero olhar para o que nos motiva no nosso quotidiano e que julgo estar devidamente fundado no melhor que o espírito de Abril nos inspira! O Executivo de Mesão Frio vive centrado nas pessoas – nas nossas pessoas! Actua para que os mais frágeis se sintam protegidos e acautelados; para que os mais jovens se sintam encorajados e motivados a estudar e a contribuir; para que os mais activos encontrem melhores soluções para as suas ideias e projectos; e para que todos possamos ajudar Mesão Frio a ser mais coeso socialmente, mais dinâmico na cultura e lazer, mais estruturado do ponto de vista económico e, consequentemente, um melhor sítio para se viver e visitar!
Caras e caros amigos, creio que uma das melhores formas de celebrar a data que aqui nos trouxe aqui hoje é olhar para o FUTURO. E o futuro constrói-se em comum! E a partilha dessa construção só pode acontecer com responsabilidade, empenho e criatividade. E permitam-me que vos convoque a todos para esta tarefa! Juntas de Freguesia; todas as forças partidárias; instituições; associações e clubes; organizações várias; entidades privadas; cada um de vós que está aí na plateia; cada um de nós que está aqui nesta sala em conjunto com os que não puderam vir e com os que escolheram não vir! Todos contamos! Todos podemos contribuir com ideias, com acções, com trabalho…todos podemos cumprir Abril todos os dias!
Honraremos assim todos os que tombaram, todos os que sofreram, todos os humilhados, todos os ignorados pela ditadura…honraremos também os jovens militares que fizeram o 25 de Abril acontecer! Honraremos aqueles que construíram a Democracia portuguesa ao longo destes 49 anos…e honraremos a nossa condição de seres sociais, solidários e comprometidos com o nosso semelhante!
Viva o 25 de Abril! Viva Mesão Frio! Viva Portugal!