O plenário da Equipa para a Igualdade na Vida Local (EIVL) de Mesão Frio reuniu, pela primeira vez, a 17 de abril, à qual se seguiu uma segunda reunião realizada no dia 27 do mesmo mês.
Entre os vários assuntos tratados, foi dado a conhecer o Regimento de Funcionamento da EIVL, elaborado em conformidade com o protocolo de cooperação entre a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e o Município, bem como o II Plano Municipal para a Igualdade de Género e Não Discriminação de Mesão Frio (PMIND) 2023 / 2026 – «Mais Igualdade para Mesão Frio», que foi apresentado e analisado.
Das ações/medidas que constam do plano de ação interno e externo, salientam-se as atividades já implementadas e outras em fase de execução.
Aos elementos da equipa foi fornecida informação com os pontos principais do PMIND e colocado à disposição o dossier para consulta.
O Presidente da Câmara Municipal e da EIVL salientou que se pretende aumentar a Equipa, já que desta forma aumentam as parcerias e as sugestões na dinamização das ações.
Também a Rede EAPN - Núcleo Distrital de Vila Real Rede Europeia Antipobreza forneceu material de divulgação para a implementação das atividades da campanha «O discurso de ódio não é argumento», que consiste numa estratégia de consciencialização para a mudança de comportamentos da sociedade.
O relatório de execução do Plano Municipal para a Igualdade de Género e Não Discriminação de Mesão Frio, com as ações/medidas do plano interno e externo para o período de janeiro a abril de 2023, foi apresentado e aprovado por unanimidade.
Relativamente às conclusões do diagnóstico local, verificou-se a aposta do Município na responsabilidade social, alcançando assim boas práticas na sua atuação.
Através das ações previstas e implementadas, o Município alcançou uma taxa de execução de mais de 70%, transversalmente ao plano interno e externo.