A Câmara Municipal de Mesão Frio associou-se à iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), que durante o mês de abril realizou um conjunto de atividades, no âmbito da campanha de índole nacional relativa ao Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude.
Para sensibilizar a população para a problemática e sob o mote “Serei o que me deres…que seja amor” a campanha foi difundida um pouco por todo o Concelho.
A «Caminhada Azul e Verde», realizada no dia 31 de março, deu o arranque à divulgação da campanha no Concelho. Associaram-se à caminhada, o projeto Eco-Escolas e o Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário, do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade (AEPAN), com o objetivo de alertar, também, para as questões relacionadas com o meio ambiente. Vestidos de azul e verde, as crianças e os alunos do 1.º Ciclo integraram a caminhada, desfilando com chapéus de Páscoa no perímetro urbano da Vila de Mesão Frio.
A fachada do edifício dos Paços do Concelho foi iluminada com a cor azul e cada uma das freguesias, assim como a vila, decorou espaços exteriores com laços azuis. Junto da comunidade foram distribuídos laços azuis e flyers com a história sobre o laço azul e a campanha anual.
O comércio local, bem como as instituições do Concelho, nomeadamente a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mesão Frio, a Santa Casa da Misericórdia e a Câmara Municipal, também se juntaram a esta causa, decorando viaturas e espaços com o laço azul.
Junto da comunidade escolar do AEPAN, foi realizada uma ação de sensibilização para consciencializar os alunos para os perigos na internet. As atividades culminaram com a formação do laço humano azul, no dia 28 de abril, com a participação dos alunos, docentes, técnicos e assistentes operacionais do Centro Escolar.
A Câmara Municipal e a CPCJ de Mesão Frio agradecem e enaltecem a participação e a colaboração de toda a comunidade nas iniciativas que sensibilizaram para a responsabilidade coletiva e comunitária na prevenção dos maus-tratos, do abuso e da negligência na infância e juventude.