Mesão Frio iniciou hoje a 2.ª edição do evento vínico «Douro em Tons de Rosé», que se prolonga até sábado, no edifício da Residência de Estudantes. Vários produtores locais estão hoje reunidos numa mostra de excelência dos Vinhos Rosés produzidos no Concelho, porta de entrada da Região Demarcada, num ano em que o Douro é Cidade Europeia do Vinho.
O Presidente da Câmara Municipal agradeceu a presença do público e dos produtores vínicos que participam neste grande palco de Rosés: “este evento nasceu em 2022 e é nossa expectativa fazê-lo crescer. Estou convencido de que vai ser um bom evento”, afirmou, aquando da sessão de abertura, reforçando a intenção de o Município continuar a apoiar os agricultores, pois “é aqui que começa a Região Demarcada e foi aqui que se implementou a primeira adega cooperativa da região”.
Está dado o pontapé de saída para o evento que vai decorrer durante três dias, onde os vinhos Rosé vão assumir destaque, com palestras, Masterclasses e provas comentadas, gratuitas e abertas a toda a população, numa organização da Câmara Municipal de Mesão Frio.
O primeiro dia está a ser dedicado aos produtores do Concelho e aos seus vinhos locais. A sessão de abertura decorreu hoje, pelas 11 horas, com a apresentação da responsável por dinamizar o evento, Justina Teixeira, Vereadora do Município. Constituíram a mesa de honra, o Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva, o Presidente da Assembleia Municipal, Carlos Silva, o Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), Gilberto Igrejas, o Vice-Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM), Luís Machado e o representante da Federação da Casa do Douro, Pedro Kendall.
A abertura contou com a presença da mais reputada especialista internacional em vinhos rosados, a britânica Elizabeth Gabay e Ben Bernheim. Estiveram, também, entidades do Concelho representadas e agentes económicos, bem como o público em geral.
A manhã terminou com a palestra de Paulo Russell Pinto, do IVDP, que apresentou «A Região do Douro: as diferentes sub-regiões que se completam».