O Festival «Descobre o Teu Interior» (DTI) está de regresso para uma nova edição. A equipa da plataforma de jornalismo digital, «Gerador», responsável pela organização do evento que é um hino ao Interior do País, esteve na Biblioteca Municipal, no dia 27 de maio, para revelar em primeira mão as iniciativas previstas para este ano. Para além da apresentação do DTI, que naturalmente passará também por Mesão Frio, a Biblioteca Municipal acolheu, também, a apresentação pública da «Agenda Descobre o Teu Interior» e o lançamento da nova edição do «Livro Aberto do Interior».
O Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva, deu as boas vindas aos convidados provenientes de vários pontos do Interior de Portugal que marcaram presença na apresentação pública. Acerca do DTI, referiu que “a iniciativa interessa-nos particularmente, para divulgar e dinamizar Mesão Frio no contexto das problemáticas relacionadas com o Interior português”.
A apresentação foi realizada por Tiago Sigorelho, presidente do «Gerador», com um resumo dos conteúdos e centrado numa nova visão para a problemática do Interior, relacionada com uma perspetiva de identidade. Foi revelada a proposta do «Gerador» para a conceção de uma agenda de discussão sobre o Interior. Tiago Sigorelho referiu, a esse propósito, que “é necessário criar um conjunto de iniciativas que marquem a dimensão mediática sobre este tema, no âmbito da nossa plataforma e das comunidades que nós conseguimos atingir regularmente”.
Uma dessas iniciativas é a edição do «Livro Aberto do Interior», que foi apresentado em primeira mão em Mesão Frio. Todo o público presente teve a oportunidade de receber gratuitamente um exemplar desta publicação que reflete sobre os desafios das populações que vivem no Interior do País e que conta com um contributo importante de Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal.
O dia só ficou completo com a primeira reunião do Conselho para Reflexão e Ação Sobre o Interior, uma plataforma feita de pessoas dos vários Interiores do País, com diferentes experiências profissionais e educativas, que promovem novas ideias para refletir sobre o futuro do Interior em Portugal. Mesão Frio fica assim umbilicalmente ligado a uma iniciativa da sociedade civil que pretende discutir e encontrar soluções para os problemas comuns que afetam os vários interiores do país.
O Festival DTI, que já o ano passado passou por Mesão Frio, é composto por um conjunto de ações culturais e artísticas que pretendem ser verdadeiramente consequentes para o futuro do Interior do País e das localidades de baixa densidade populacional.