O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto, com o apoio da Câmara Municipal de Mesão Frio, promoveu, uma vez mais, a iniciativa “Medicina na Periferia”. Esta iniciativa do ICBAS realizou rastreios à Tensão Arterial, Glicemia, Índice de Massa Corporal e Perímetro Abdominal.
A Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, em parceria com a Câmara Municipal de Mesão Frio, e com um importante apoio por parte das Farmácias de Mesão Frio realizou, nos passados dias 8, 9 e 10 de Abril, a iniciativa Medicina na Periferia. Esta actividade, integrada numa campanha de rastreios que será realizada em cinco localidades da região norte de Portugal, teve lugar em Mesão Frio onde estudantes de Medicina fizeram a medição dos seguintes parâmetros: Tensão Arterial, Glicemia, Colesterol, Índice de Massa Corporal e Perímetro Abdominal.
De forma a possibilitar aos alunos do curso de Medicina do ICBAS um contacto com a Medicina de Centro de Saúde e com a realidade dos cuidados de Saúde das regiões do interior, pondo em prática conhecimentos adquiridos e desenvolver capacidades de interacção com o doente e com a população em geral, e desenvolver um trabalho cívico de Medicina de Prevenção junto da população nacional, foram estes os propósitos da iniciativa “Medicina na Periferia”
De forma itinerante, os jovens estudantes de medicina percorreram a totalidade das freguesias do Concelho, uma aposta ganha e comprovada pela adesão dos populares, que aproveitaram assim para realizar um pequeno check up à sua saúde.