Os jovens que vão vigiar a natureza e as florestas durante este verão, já se encontram distribuídos por todo o Concelho. Hoje, 3 de julho, iniciou-se uma nova edição do programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas», para jovens dos 14 aos 30 anos. O voluntariado juvenil do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), desenvolvido em parceria com o Município de Mesão Frio, conta com três equipas de voluntários, repartidas por três quinzenas, até ao próximo dia 4 de setembro. Este ano e pela primeira vez, todas as Juntas de Freguesia promoveram o programa, de modo a abranger a participação de um maior número de jovens.
O Vereador Fernando Correia e os serviços técnicos da autarquia receberam hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o primeiro grupo, composto por seis elementos, que já começou a reforçar a vigilância florestal. Os Presidente das Juntas de Freguesia que tiveram a oportunidade de estar presentes na receção aos voluntários também deram as boas-vindas os seus jovens.
O programa tem como objetivos, promover práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas; a sensibilização da população para as questões do meio ambiente; a prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental e a promoção da qualidade das atividades de voluntariado e aquisição de competências por parte dos voluntários.
À imagem do que sucede em anos anteriores, os voluntários da Câmara Municipal de Mesão Frio são repartidos em equipas de dois elementos, por áreas mais suscetíveis a incêndios, nomeadamente, nos miradouros de São Silvestre, da Cruz de Donsumil e da Senhora da Piedade, nas praias fluviais da Rede e do Rio Teixeira, nos lugares de Porto Rei e Rojão de Cima e no Castro de Cidadelhe.